Além disso, existem mais de 100 mil bibliotecas Python disponíveis na internet. Uma biblioteca é uma coleção de códigos prontos que os programadores podem usar para realizar algumas tarefas comuns ou repetitivas. Honrando sua distinção como uma das linguagens mais fáceis de se aprender, o Python tem sintaxe muito simples, com muitas palavras-chave em inglês. Ele foi projetado desde o início para ser uma linguagem concisa, de alta legibilidade e fácil compreensão. Por isso, o Python é muito mais amigável para iniciantes em comparação com outras linguagens, como C++ ou Haskell. O modo interativo é mais utilizado para testes, enquanto que o modo script é mais comumente utilizado na hora de desenvolver.
Empresas que utilizam Python
No entanto, com um plano de aprendizado estruturado e um esforço consistente, você pode muitas vezes dominar o básico em algumas semanas e se tornar um pouco proficiente em alguns meses. Caso queira aprender a programar em Python do básico ao avançado, recomendo clicar no botão abaixo e realizar a sua inscrição https://www.revistaneoo.com/2024/05/papel-desenvolvedor-web.html na plataforma da alura. Sua acessibilidade e recursos tornam-no uma escolha ideal para iniciantes, enquanto sua flexibilidade o torna valioso para programadores experientes. Ou seja, a combinação de aprender, praticar e construir projetos é o caminho ideal para se tornar um desenvolvedor Python competente.
Lista de comandos Linux: os 60 principais
Como consequência, amplia as oportunidades de trabalho às pessoas programadoras, que podem escolher entre as diferentes possibilidades de desenvolvimento como a de aplicações para web. Além disso, sua sintaxe é simples e intuitiva, o que facilita o aprendizado. A linguagem Python pode ser instalada em diferentes sistemas operacionais, como curso de desenvolvimento web Windows, Linux e macOS. Além disso, existem distribuições portáteis, que podem ser utilizadas em pen drives, o que é ideal para facilitar a vida das pessoas programadoras na fase de desenvolvimento da aplicação. Outra dica importante é se aperfeiçoar sempre para desenvolver códigos mais elegantes, funcionais, organizados e legíveis.
Uma linguagem com tipos dinâmicos
Devido a sintaxe simples, um código escrito em Python geralmente é menor e mais legível se comparado com outras linguagens, como C++ ou PHP. Há menos exigências “gramaticais”, como parênteses em estruturas de seleção ou ponto-e-vírgula no fim da linha, e o código é estruturado com base em espaços em brancos. O Python foi lançado no início da década de 90 pelo programador e matemático holandês Guido Van Rossum. A linguagem foi projetada para dar ênfase no trabalho do desenvolvedor, facilitando a escrita de um código limpo, simples e legível, tanto em aplicações menores quanto em programas mais complexos.
- Isso é uma grande vantagem para quem deseja criar sites e aplicativos web.
- Pessoalmente, se eu fosse criar uma aplicação para desktop, optaria por algo que envolva o JavaScript.
- É uma prática recomendada para documentar o código e facilitar a compreensão e manutenção do mesmo.
- Uma das construções funcionais de Python é compreensão de listas, uma forma de construir listas.
Por que o Python é tão importante? — entenda por que aprender a programar em Python
Além de ser fácil de aprender, o Python também é muito popular por conta da sua versatilidade. O uso da linguagem é registrado em diversos campos, incluindo ciência de dados, desenvolvimento web e aprendizado de máquina. O Python também é multiplataforma, ou seja, funciona em diversos sistemas operacionais — como Windows, Linux e macOS. O uso da linguagem Python também é útil para escrever códigos ao lado do servidor, pois conta com muitas bibliotecas (códigos pré-escritos para funções complexas de backend).